Quando montamos um negócio, temos muitas coisas com o que nos preocupar. É a infraestrutura do negócio, materiais de consumo, escolher um bom imóvel para colocar sua empresa, dentre outras coisas.

Uma dessas coisas é a forma de divulgação do seu novo empreendimento, seja ele um produto, serviço ou um negócio do zero. As ferramentas de divulgação de um serviço são muitas, desde anúncios em mídia impressa, TV, rádio e hoje em dia, o marketing digital.

Dentro do marketing digital, as redes sociais são fundamentais, pois é com ela que você se relaciona com o seu possível cliente, tirando dúvidas sobre seu produto. Mas ter um controle sobre o relacionamento com o cliente é fundamental, uma vez que hoje em dia o consumidor tem muito mais autoridade do que os vendedores, na hora de promover um produto.

Por que investir em redes sociais:

As redes sociais possuem diversas vantagens na hora do planejamento do seu negócio, dentre elas estão:

Custo acessível: hoje qualquer empresa pode divulgar em rede social. Os custos são muito acessíveis, e não há restrição de pagamento mínimo.

Segmentação: a forma de segmentação das redes sociais é muito precisa, uma vez que todos os dados de cada usuário são armazenados de maneira muito rica, em uma base de dados completa

Mensuração dos resultados: os relatórios gerados pelas redes sociais são muito completos, mostrando números e métricas de diversas maneiras distintas.

Rapidez e dinamismo: as informações nas redes sociais são disseminadas de maneira muito rápida, e seu conteúdo, uma vez no fluxo de informações, atingem várias pessoas, de forma dinâmica.

Interação: os usuários interagem com seu negócio, criando feedbacks que muitas vezes ajudam na reputação ou no aprimoramento do produto.

Sem barreiras geográficas: as redes sociais são redes mundiais, logo seu negócio pode ser apresentado para qualquer pessoa no mundo, sem alteração de valor. Basta modificar os parâmetros de anúncio.

Dessa forma, é importantíssimo colocar as redes sociais na sua estratégia de divulgação do seu serviço. Esse material que criamos fala das redes sociais em si, e mostra suas características, para te ajudar a escolher qual plataforma é a melhor para seu negócio.

Quando falamos de redes sociais, logo pensamos na REDE SOCIAL, o Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg, que surgiu em fevereiro de 2004, hoje conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, sendo a maior rede social do mundo. Mas existem muitas outras redes sociais, que poderão ser exploradas por você, na hora de divulgar o seu negócio. Intagram, twitter, pinterest, youtube, whatsapp, linkedin são alguns deles, que iremos mostrar algumas características por aqui. Com certeza alguns deles são necessários para o seu empreendimento

Facebook:

Logo Facebook

Como já falado anteriormente, o facebook é a maior rede social do mundo em números de usuários. É ainda o aplicativo de celular mais baixado das lojas virtuais Google Play e App Store Apesar de estar perdendo em interação para o instagram, as pessoas ainda estão usando a rede social. Dessa forma, se seu objetivo é atingir várias pessoas, com conteúdo variado, além de interação com seu site, para aprimoramento do Marketing Digital, o facebook é fundamental. Ele possui várias formas de promover seu anúncio, com vídeos, textox, imagens, e os relatórios gerados são muito precisos.

É possível anunciar no facebook, criando anúncios patrocinados, com conteúdo relevante para um determinado público, criando sua página, para interagir com sua audiência e gerar leads para venda, e ainda com publicações impulsionados, onde você consegue aumentar a visibilidade de uma determinada publicação para um público certo.

Instagram:

Logo Insragram

O instagram hoje é a rede social que mais cresce em números de usuários no mundo. Dessa forma, o tráfego de informações são muito constantes, e seu negócio preciso estar ali no meio. O instagram é uma rede mais pessoal do que o facebook, uma vez que ele é voltado para fotos momentos que os usuários registram, e ali ficam inseridos. É ideal para mostrar os bastidores de seu negócio, de maneira descontraída e informal.

Possui a possibilidade de mensuração de resultados mais limitado do que o facebook, uma vez que muitos perfis são bloqueados. É possível monitorar o conteúdo através das famosas hashtags, que filtram publicações de determinados temas, de maneira organizada.

É importante o uso dos stories, na hora de traçar suas estratégias no instagram, uma vez que postagesn no feed passam pelo algoritmo de relevância, mostrando seu conteúdo só para quem é relevante para determinado tema.

Pinterest:

Logo Pinterest

O pinterest é uma rede social promissora, que surgiu em janeiro de 2010. Sua premissa é que os usuários têm o total controle sobre o conteúdo que ele quer vê. Por exemplo, se você for uma pessoa que gosta de saber novidades sobre flores. O pinteres seleciona pins, as postagens do pinterest, de flores, para você. Por esse motivo, a segmentação é muito mais fácil do que em outras redes. Em e-commerces, é muito comum o uso do pinterest em sua estratégia de marketing.

O pinterest possui total vinculação com todas as redes sociais, e possui hoje mais tráfego que o twitter. Interessante para quem possui website, pois o conteúdo do pinterest é vinculado a algum conteúdo na web, e fazer postagens ligados para seu site, gera visitas em sua página.

Youtube:

Logo Youtube

O youtube é hoje a maior plataforma de vídeos do mundo. A cada 10 segundos, 100 vídeos são upados no youtube. Hoje o ocnteúdo do youtube corresponde a 10% de todo o conteúdo da internet. Com apenas esses dados é possível entender a força da rede social de compartilhamento de vídeos. Pensar em como usar ela em sua estratégia de marketing é fundamental, pois o material veiculado precisa ser rico em informação para ter relevância para seu público. É possível criar links ao vivo para lançamento de produtos, vídeos institucionais para divulgação da marca.

É possível também criar interação com o conteúdo de seu site, pois o youtube permite incorporação de seus vídeos ao conteúdo de seu blog, por exemplo. Ideal para empresas que queiram dá um passo a mais no seu marketing, criando conteúdo audiovisual para seu público.

Em sua estratégia, pense em uma forma de usar essa ferramenta, pois pode-se ter muito retorno.

Twitter:

Logo Twitter

O twitter é uma plataforma voltada pra divulgar novidades em tempo real. Muito usada por jornalistas na hora passar informações sem apuração. Todo material postado no twitter tem a possibilidade de virar assunto em rodas de conversa, pois é o responsável por dar notícias e informações em primeira mão.

O uso do twitter em sua estratégia deve ser considerado uma vez que as pessoas gostam de novidades saindo do forno, e é possível criar ambientes de expectativas com o conteúdo postado.

WhatsApp:

Logo WhatsApp

Hoje pode-se dizer que o aplicativo de mensagens instantâneas é o mais acessado em todo o mundo. Criado em 2009, o Whatsapp possui hoje mais de um bilhão de usuários no mundo todo. Por ser uma rede muito mais pessoal que o instagram, não é aconselhável criar anúncios de veiculação em massa, uma vez que as pessoas que estão usando o whatspp, não estão interessadas em conteúdo do tipo no momento. 

O uso do whatspp é muito aconselhável em estratégia de pós-venda, para aprimorar a percepção do produto e ter feedbacks de seus clientes. Criar listas de transmissão com seus clientes, e criar assim ações de pós-venda pode ser muito útil para o seu negócio.

Linkedin:

O linkedin é uma rede social voltado para o mercado de trabalho. Interessantes para busca de parcerias e de candidatos a vagas de serviços. Para sua empresa, é importante ter uma conta no linkedin, uma vez que gera status e autonomia na hora de contratar algum empregado ou fechar parcerias comerciais de maneira mútua.

Na hora  de traçar estratégias para seu negócio, pensem com cuidado nas redes sociais e mais cuidado ainda na hora de escolher em quais redes você deseja investir. A decisão depende de muita pesquisa e conhecimento sobre seu público.

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