Todas as estratégias bem desenvolvidas requerem planejamento, este que, por sua vez, requer tempo. E tempo, no mundo dos empreendimentos, é dinheiro. Para economizar tempo e desenvolver planejamentos sólidos é importante começar agora!

O ano de 2018 ainda não acabou, mas, existem inúmeros motivos para você começar a pensar quais serão os passos para 2019. Você, empreendedor, já se perguntou quais medidas vai tomar para que o ano de 2019 seja frutífero? Confira uma série de dicas, tendências e técnicas que separei para você definir seu planejamento de marketing de 2019.

Interligação das mídias

Todos buscam facilidade e comodidade. Por tais motivos, são desenvolvidas, diariamente, soluções que buscam deixar a vida do usuário mais fácil e prática. Outro ponto que é muito claro para ser observado é a adesão do público em geral às redes sociais. Considerando, então, que grande parte do público participa de redes como Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros e esse público busca agilidade, interligue todas as suas mídias.

A interligação das mídias é, basicamente, fazer o seu usuário navegar por meio de todos os seus canais em uma espécie de corrente, onde você o guiará. Leve o visitante do seu site para a rede social, para o blog, deixe ele conhecer o mundo da sua empresa por completo!

Atividade no meio digital

O fluxo de informações da internet cresce a cada ano. Principalmente devido ao crescimento do número de usuários, que trocam informações pessoais ou empresariais constantemente.

Onde a sua empresa estará em 2019? Qual o posicionamento digital da mesma? Essas perguntas devem ser feitas agora, para que no próximo ano você consiga executar tudo o que for necessário para alcançar os seus objetivos.

Esse é o momento de olhar para trás, ver quais foram os pontos positivos e os negativos da sua empresa na internet no ano de 2018. A partir dessa análise, ficará mais fácil saber o que deve ser mantido, melhorado ou mudado no próximo ano.

Personalização das informações

Grande parte das pessoas quer receber tratamento especial. Para isso, nada melhor que experiências totalmente customizadas para cada usuário. Isso se tornou possível a partir de tecnologias como big data, inteligência artificial, entre outras. Portanto, para esse tratamento diferenciado, é necessário conhecer o usuário, o que ele gosta e o que não gosta. Para isso é necessária uma análise de dados para separar todos seus consumidores e usuários em grupos e, assim, dirigir tratamentos específicos para cada grupo.

Essa separação é chamada, no marketing, de criação de personas. Se você ainda não sabe o que são personas, esse material é perfeito para você começar 2019 com o público muito bem definido.

Insira o marketing no seu planejamento estratégico

Na hora de fazer o planejamento geral da sua empresa para 2019, o marketing precisa estar em pauta. É o marketing que vai conseguir levar o seu empreendimento para os patamares que você e a sua equipe tanto almejam.

Após o planejamento, a prática!

Todos os pontos elencados no planejamento estratégico, sejam eles de melhoria, mudança ou manutenção, vão precisar de ação. Mas como organizar isso? Quem vai executar? Para isso, você pode utilizar uma técnica muito conhecida no mundo empreendedor: o 6W3H.

Depois de executar todas as dicas que escrevi acima, conta pra nós nos comentários como foi o planejamento da sua empresa. Você conseguiu montar o planejamento ideal? Qual a experiência tirada disso? To esperando o seu comentário, um abraço!

 

Bibliografia
LANDSKRON, Leonel. DICAS PARA O SEU PLANEJAMENTO DE MARKETING DE 2019. Disponível em: <https://blog.landsagenciaweb.com.br/2018/12/11/dicas-para-o-seu-planejamento-de-marketing-de-2019//>. Acesso em 20 de Dezembro de 2018.