Você sabe como o vídeo marketing influencia nas decisões da jornada de compra? Em 2017, o Google realizou uma pesquisa e o resultado foi que os brasileiros passam mais de 15 horas por semana assistindo vídeos online. Isso significa que em 3 anos houve um aumento de 90% de adesão desse tipo de conteúdo.

O YouTube ainda é citado como principal fonte de acesso, mas outras opções como os vídeos do Facebook Watch, IGTV e Stories têm começado a ganhar destaque. Diante desses números, fica claro que o vídeo marketing pode ser um importante aliado para aumentar as vendas! Quer aprender como utilizar essa técnica na sua estratégia? Então, continue lendo este texto!

Como utilizar o vídeo marketing na jornada de compra?

O vídeo ganhou destaque no marketing digital por dois motivos: primeiro, ele permite transmitir a mensagem por dois canais, oral e visual. Dessa forma, o potencial de atração é muito maior do que apenas uma foto ou um texto.

O segundo motivo é a facilidade e o baixo custo de produção. Se há 10 anos era preciso uma grande equipe, estúdio e muito investimento para criar um vídeo, hoje as câmeras de celular e um pouco de conhecimento em programas de edição já são o suficiente para criar conteúdo de qualidade.

O vídeo marketing pode ser usado, principalmente, nas estratégias da jornada de compras. Veja a seguir como fazê-lo.

Atração

A fase da descoberta é a primeira etapa do funil de vendas. Nesse caso, o usuário ainda não é seu cliente. Por isso, o vídeo deve atrair a atenção para uma necessidade que talvez ele nem saiba que tem.

Por exemplo, se você é um especialista em economia, crie um vídeo com os “10 erros mais comuns dos endividados” ou “5 dicas para juntar 10 mil reais em um ano”. Além desses conteúdos, lives com perguntas e respostas também são uma excelente opção para atrair a atenção dos usuários. Você não deve falar diretamente da sua empresa ou produto. Apenas mostre para a persona um assunto que é do interesse dela!

Consideração

Na etapa da consideração, o visitante já reconhece que possui um problema e começa a buscar soluções para ele. Portanto, os vídeos devem aparecer como auxiliares que vão educar a audiência sobre as possíveis soluções.

Os vídeos mais indicados para essa fase são os tutoriais e as dicas. Conteúdos de demonstração do produto e análises e reviews são opções interessantes para a persona conhecer o produto a fundo e entender os principais diferenciais.

Decisão

É nessa etapa que os visitantes são convertidos em clientes. Assim, na fase de decisão os vídeos devem esclarecer todas as dúvidas que a audiência ainda possa ter. Também devem ser ressaltados os diferenciais da marca em relação aos concorrentes. Dessa forma, os conteúdos mais indicados são vídeos institucionais, cases de sucesso e depoimento dos clientes.

Exemplificamos e sugerimos algumas opções de vídeos em cada etapa do funil de vendas. Porém, dependendo da abordagem, alguns formatos podem ser utilizados em diferentes estágios, basta mudar o tipo de conteúdo e abordagem.

Qual a importância do vídeo marketing para as vendas?

Como mostramos no início do conteúdo, o vídeo marketing só tende a crescer. As expectativas para 2019 é que os vídeos sejam responsáveis por mais de 80% de tráfego de dados de toda a web. Por isso, não utilizar dessa estratégia é abrir mão de uma forma importante de atrair novos clientes.

Uma pesquisa organizada pela vidyard mostrou que empresas que utilizam vídeos em suas estratégias geram lucro 49% mais rápido do que as que não o usam. Além disso, utilizar esse tipo de conteúdo é uma forma de aumentar os materiais disponíveis para as estratégias do inbound marketing e melhorar o ranqueamento e branding da marca.

Viu como existem várias formas de utilizar o vídeo marketing nas suas estratégias digitais? Antes de começar a criar conteúdo, lembre-se de mapear o seu público, criar uma jornada de compras ideal para seus clientes e definir os objetivos e conteúdos de cada etapa. Por fim, escolha os formatos de vídeo e planeje-os para cada momento.

 

Bibliografia
COMO UTILIZAR O VÍDEO MARKETING PARA INFLUENCIAR A JORNADA DE COMPRA? Disponível em: <https://projetual.com.br/como-utilizar-o-video-marketing-para-influenciar-a-jornada-de-compra-2/>. Acesso em 20 de Dezembro de 2018.